II ENCONTRO PARANAENSE DE PSICOLOGIA ANALÍTICA

JUNG, FENOMENOLOGIA E  IMAGINAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Indice:

 

Curitiba, 27 e 28 de novembro de 2009

Anfiteatro do  Setor de Educação - Ed. D. Pedro II - 1* Andar

Reitoria - R.  XV de Novembro - Centro
 

 Contato com a Comissão Organizadora : NEDHU@UFPR.BR

PAGINA OFICIAL NO SÍTIO DO NEDHU - www.nedhu.ufpr.br

 

Indice

 

LOCAL

 
[retorno ao indice]

TEMAS PROPOSTOS
 

Jung, fenomenologia e imaginação

Epistemologia da Psicologia Analítica

Pratica psicoterapêutica e processos imaginais

Postura terapêutica

Estudo de casos: uma abordagem imaginal

Sandplay, imagens e psicoterapia

A questão do corpo na fenomenologia e na Psicologia Analítica

Fenomenologia das imagens arquetípicas na cultura contemporânea

 

[retorno ao indice]

 

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Podem ser propostos  Comunicações Orais.
Os resumos de propostas de  devem ser encaminhados até 20 de outubro de 2009

[instruções para submissão]

[retorno ao indice]


Inscrições

 

 (a ser disponibilizada em breve)

(modelo de ficha de inscrição)

Investimento (R$):

  Até 01/Out Até 31/Out A partir de 01/Nov 
Estudante  55,00  65,00 75,00
Profissional 75,00  90,00 120,00

 

 

[retorno ao indice]


Atividade Extra


Curso "A Postura Terapêutica"

Roger Brooke (PhD, Duquesne University - USA)

Quinta, 26 de novembro de 2009 - ,

 8:30-12:30 e 14:00 as 18:00h - vagas limitadas

O objetivo geral deste curso é ajudar a situá-lo em uma postura terapêutica que é auto-reflexivamente consciente, teoricamente sólida, e relativamente estável. Deve também ser suficientemente ampla e flexível para você começar a adaptá-la para seu próprio desenvolvimento individual da posição como psicoterapeuta.

Os objetivos mais específicos são de que, até ao final do nosso curso breve, você pode esperar ser capaz de:
 

1. Descrever a estrutura ontológica do ser humano como o fundamento existencial do que apela à psicoterapia (homem como ser-no-mundo, situado, histórico, revelando / ocultando, encontro com ser humano semelhante);

2. Compreender as dimensões imaginais da vida psíquica, isto é, aquelas fantasias que estão interpretando-nos na nossa vida diária;

3. Compreender a importância da atitude fenomenológica na abordagem  da angustia psíquica;

4. Estar consciente das imagens e fantasias orientadores  que conduziram você para esse campo de trabalho, ou seja, qual é o sonho que conduziu você para dentro deste trabalho? - E que poderiam ser as suas expectativas  e inquietações?

5.Ser capaz de descrever algumas das imagens arquetípicas que sustentam a estrutura terapêutica;

6.Ser capaz de discernir as fantasias estruturantes/organizadoras das diferentes posições teóricas (por exemplo, Freud, teoria das relações objetais, terapia cognitivo-comportamental, modelos de terapia familiar).

 

Roger Brook, born in South Africa, educated at the Universities of Cape Town (BA), Witwatersrand (MA Clin. Psych.), and Rhodes (Ph.D.); married with three adult children. Moved to United States in January 1994. Professor of Psychology and, from 1994-2007, Director of Training in Clinical Psychology at Duquesne University, Pittsburgh, Pennsylvania. Licensed psychologist and Board Certified in Clinical Psychology with the American Board of Professional Psychology. Board of Directors and Secretary of the American Academy of Clinical Psychology. Affiliate member, Inter-Regional Society of Jungian Analysts. APA member, Divisions 12, 32, 39 (Clinical, Humanistic, and Psychoanalytic respectively). I have a small private practice, and am a consultant Clinical Psychologist to LifeCare Hospital. Author of Jung and Phenomenology (Routledge 1991; Trivium Pubs. 2008) and contributing editor of Pathways into the Jungian World (Routledge 1999).

 

Investimento na atividade-extra:

Estudantes    80,00 Inscritos no Evento
 100,00 Público externo não inscrito no Evento
Profissionais  120,00 Inscritos no Evento
 150,00 Público externo não inscrito no Evento

 

[retorno ao indice]

 

 

Presenças Confirmadas

Adriano Holanda (Universidade Federal do Paraná)

Carlos Serbena (Universidade Federal do Paraná)

César Rey Xavier (UniBrasil e Faculdades Dom Bosco- PR)

Juliano Maluf Amui (Faculdade Evangélica do Paraná)

Jussara Janowski Carvalho (Pontifica Universidade Católica do Paraná)

Nélio Pereira da Silva (Universidade Tuiuti do Paraná)

Roger Brooke (Duquesne University, Pittsburgh, Pennsylvania-USA)

Rubens Weber (Universidade do Contestado – SC)

Tito Lívio Ferreira Vieira (Unibrasil – PR)

Vera Bachman  (Universidade Tuiuti do Paraná)

 

[retorno ao indice]

 

 

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

Para submeter uma proposta, faça primeiro sua inscrição no evento e leia as instruções abaixo.

 

Para iniciar a submissão de uma proposta, clique aqui – Submissão de Trabalhos

 

O prazo final para submissão de trabalhos é 20 de outubro de 2009.

 

A aceitação da proposta estará condicionada à avaliação pelo corpo de consultores Congresso e ao pagamento da taxa de inscrição.

 

Serão aceitos trabalhos na forma de Comunicações Orais (que serão organizadas em mesas) e Painéis. Cada inscrição permitirá a apresentação de até dois trabalhos por autor. A participação em co-autoria e o número de autores de cada trabalho não são limitados.

  

1. ATIVIDADES

 

Comunicações Orais

As sessões de Comunicações Orais serão reunidas em número de três a quatro pela Comissão Organizadora do Congresso, com base na temática e/ou palavras-chave informadas. Sua duração será de 15 minutos por trabalho. Cada sessão temática terá um coordenador, previamente indicado pela Comissão Organizadora do evento. O resumo deve ter entre 200 e 350 palavras.

 


2. NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DOS RESUMOS

Os resumos devem ser encaminhados de acordo com as seguintes especificações:

1. Apresentado e editado no programa Microsoft Word, versão 6 ou posterior, Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas, com margens de3 cm em todos os lados, para papel A4. Na primeira linha, deve constar em negrito o título do trabalho, em letras maiúsculas, em alinhamento centralizado, contendo no máximo 14 palavras. Na linha seguinte, em alinhamento centralizado, o(s) nome(s) do(s) autor(es), por extenso, com iniciais em letra maiúscula, seguidos da sigla da instituição a que se vinculam, entre parênteses, com alinhamento à direita. O nome do autor que apresentará o trabalho deverá estar sublinhado.
2. Duas linhas abaixo, iniciar o corpo do texto, apresentando o resumo em parágrafo único, contendo entre 200 e 350 palavras, em alinhamento justificado, com espaçamento simples, contendo: introdução (incluir aspectos da literatura que ressaltem a relevância científica do estudo, definir conceitos principais, descrever os objetivos de forma clara), método (descrever participantes, ambiente, instrumentos/materiais e procedimentos utilizados na coleta dos dados), resultados (descrever a síntese do que foi obtido com o estudo) e discussão. O resumo não poderá conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas de rodapé, citações, referências ou os títulos das partes (introdução, objetivos etc).

3. Palavras-chave: de três a cinco, em letras minúsculas, separadas por ponto e vírgula.

4. Quando houver, especificar fonte de financiamento ou agência financiadora para a realização do estudo.

5. Ao final, do resumo, duas linhas abaixo, deve vir o(s) nome(s) do(s) autor(es) com uma apresentação sucinta (formação profissional, titulação acadêmica, vinculação institucional) com os endereços eletrônicos do(s) autor(es).


3. AVALIAÇÃO DOS RESUMOS

1. Os resumos serão submetidos on-line e apreciados pelos membros da Comissão Científica do evento e por consultores ad hoc, após a confirmação da inscrição do autor principal, podendo ser aceitos, rejeitados ou aceitos com modificações formais. Os autores aceitam antecipadamente que as modificações formais sejam introduzidas pelos consultores.

2. Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: (a) Adequação do título ao trabalho; (b) Fundamentação e relevância do estudo; (c) Qualidade gramatical do texto; (d) Objetividade; e) Adequação do método aos objetivos propostos; (f) Clareza na apresentação dos resultados e sua discussão; (g) Cumprimento das normas para elaboração dos resumos.

4. O resultado da avaliação do(s) trabalho(s) será informado por e-mail ao autor principal. Em caso de recurso quanto à não-aceitação de trabalho(s) este deverá ser enviado por e-mail para a Comissão Científica, num prazo até 72 horas após o recebimento do resultado; caso o trabalho seja reconsiderado, será também comunicado por e-mail ao autor principal, no prazo de uma semana.

5. Ao(s) trabalho(s) aprovado(s) será garantida a publicação dos resumos nos Anais do evento.

 

5. AVALIAÇÃO DOS RESUMOS

1. Os resumos serão submetidos on-line e apreciados pelos membros da Comissão Científica do evento e por consultores ad hoc, após a confirmação da inscrição do autor principal, podendo ser aceitos, rejeitados ou aceitos com modificações formais. Os autores aceitam antecipadamente que as modificações formais sejam introduzidas pelos consultores.

2. Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: (a) Adequação do título ao trabalho; (b) Fundamentação e relevância do estudo; (c) Qualidade gramatical do texto; (d) Objetividade; e) Adequação do método aos objetivos propostos; (f) Clareza na apresentação dos resultados e sua discussão; (g) Cumprimento das normas para elaboração dos resumos.

4. O resultado da avaliação do(s) trabalho(s) será informado por e-mail ao autor principal. Em caso de recurso quanto à não-aceitação de trabalho(s) este deverá ser enviado por e-mail para a Comissão Científica, num prazo até 72 horas após o recebimento do resultado; caso o trabalho seja reconsiderado, será também comunicado por e-mail ao autor principal, no prazo de uma semana.

5. Ao(s) trabalho(s) aprovado(s) será garantida a publicação dos resumos nos Anais do evento.


 

[retorno ao indice]

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

Número da inscrição: (uso da comissão organizadora)

IDENTIFICAÇÃO

Nome Completo:

Endereço:

Cidade                           Estado:

CEP

Email:

Data de Nascimento: __/__/__

Telefone:

( ) Estudante ou ( ) Profissional :                            Instituição:

  Até 01/Out Até 31/Out A partir de 01/Nov 
Estudante  55,00  65,00 75,00
Profissional 75,00  90,00 120,00

Atividade extra (mini-curso) : ( ) Nao   ( ) Sim    

Estudantes  40,00 Inscritos no Evento
 60,00 Público externo não inscrito no Evento
Profissionais  80,00 Inscritos no Evento
120,00 Público externo não inscrito no Evento

Apresentação de Trabalho: (Até dois trabalhos por participante)

Primeiro Trabalho: ( ) Nao ( ) Sim

Titulo do Primeiro Trabalho a ser apresentado:

Autor(s)

Resumo ( máximo de 250 palavras)

Palavras- Chave ( Máximo de 5).

Segundo Trabalho: ( ) Nao ( ) Sim

Titulo do Segundo Trabalho a ser apresentado:

Autor(s)

Resumo ( máximo de 250 palavras)

Palavras- Chave ( Máximo de 5).

MODO DE PAGAMENTO

Por boleto bancário gerado especificamente para este fim.

A inscrição será confirmada apenas após o pagamento do boleto.

[retorno ao indice]